sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Arte pré-cabralina

Desenvolvimento: Refere-se a arte feita pelos povos indígenas que habitavam o Brasil antes de seu descobrimento em 1500 por Pedro Álvares Cabral. A arte pré-cabralina está dividida em dois conjuntos de produção artística: a fase Marajoara e a cultura Santarém.
Fase Marajoara: Produção cultural dos povos da Ilha de Marajó, PA. Sofreu declínio e desapareceu por volta de 1350. Destaca-se pela cerâmica:
-vasos domésticos simples;
-vasos cerimoniais e funerários mais elaborados.
Eles faziam estatuetas também, era uma reprodução de formas humanas sem preocupação com a proporção nem a realidade.
Cultura Santarém: Os vestígios culturais foram encontrados na região do rio Amazonas e Pará; Eles viviam na junção dos rios Tapajós e Amazonas no Pará. Desapareceu por volta do século XVII.
Objetos e vasos de cerâmica decorados com pinturas, desenhos e relevo com figuras humanas e animais eram as obras feitas pelos povos de Santarém.

Nota de reflexão/comentario: A arte pré cabralina foi feita pelos indios brasileiros que habitavam o Brasil antes mesmo dele ser descoberto, por essa razão é muito dificil obter muitas informações sobre ela, mas sabemos que o que restou dela ainda habita nosso país nas diversas aldeias indígenas que possuimos no Brasil.

Andreza Brito, Natalia Oliveira e Simone Siqueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário